Na manhã da segunda-feira dia 22, na zona sul de Natal, homens armados invadiram uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila de Ponta Negra e roubaram duas ampolas de vacinas que seriam utilizadas na imunização contra a Covid-19. O lote roubado continha 20 doses da Coronavac. Três suspeitos foram presos pela Polícia Militar do Rio Grande no Norte (PMRN).
O senador Styvenson Valentim (Podemos), se pronunciou sobre o roubo das vacinas na UBS. Através de rede social, o parlamentar fez acusações aos profissionais da saúde: “Não bastava os profissionais da saúde fingindo que aplicava injeção para ficar com ela. Agora perderam a timidez e partiram pro assalto. Imagina quanto num tá valendo uma vacina dessa? Agora pensa aí se num já tem comprador? Produto escasso, que salva uma vida, em lugar fácil de entrar em roubar. Falta mais nada agora as vacinas terão escolta armada ou ficaram em cofres de bancos”.
É preciso respeito!
Os trabalhadores da UBS de Ponta Negra e o Coren-RN, divulgaram em nota o repúdio sobre as falas do senador.
A pandemia que já dura um ano, hoje está em situação de colapso do sistema de saúde, segundo o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (26/3).
Os profissionais de todas as instituições de saúde estão esgotados. Discursos como o do senador, além de ofender toda uma classe trabalhadora com informações errôneas, pode gerar revolta e violência contra os profissionais.
A enfermagem e todas as áreas, que juntas, permitem que o atendimento continue sendo prestado mesmo diante de um cenário como o atual exige respeito.
A função dos governantes é lutar por melhorias, que neste momento são: uma jornada de 30 horas e o Piso Nacional da Enfermagem, PLs que se encontram no Congresso Nacional e necessitando de apoio.
Realmente nada se compara ao que estamos passando, durante anos sem melhorias, faltando material, medicamentos, estrutura…. trabalhamos todos os dias, matando leões por dia, pois os servidores fazem seu melhor para proporcionar seu dia de trabalho adequado muitas vezes tirando do próprio bolso para garantir tratamento do paciente. Não podemos deixar esse tipo de comentário e pessoas tratar servidores da saúde dessa forma.