Que o mercado de trabalho não está para qualquer um, isso nós bem sabemos. Está estampado em capas de revistas, jornais e na boca de todos os âncoras na televisão. Com a retração econômica, nos vemos diante de uma relação de oferta e procura, os profissionais que mais oferecem são procurados, os outros, não.
Por isso é necessário a especialização, ainda mais no que se concerne ao curso de enfermagem, onde a especialização vai além do mero conhecimento prático, indo rumo ao poder de salvar vidas e realmente fazer a diferença em um atendimento pré ou intra-hospitalar.
O currículo de um profissional de enfermagem capacitado
Um profissional da área de saúde que realmente se dedica a salvar vidas e ajudar a população não se contenta apenas com uma formação acadêmica, estando sempre à procura de palestras, leituras, cursos profissionalizantes, especializações e afins. Isso não apenas um diferencial, mas uma obrigação. Uma vez que a área de saúde é uma das que mais se modifica no decorrer dos anos, já que a tecnologia avança cada vez mais, trazendo novos tratamentos, medicamentos e afins à prática de saúde.
Nesse tipo de contexto, é extremamente importante que o graduado esteja a par de tudo que acontece em seu ramo de atuação, já que apenas assim poderá praticar plenamente sua profissão. Nesse artigo, falaremos sobre o motivo pelo qual o mercado de trabalho tem aceitado apenas os profissionais especializados, e recusado os dotados de mera graduação.
O enfermeiro que se insere no mercado de trabalho
O Enfermeiro é responsável pelos mais variados passos na área da saúde e do atendimento, seja a realização de curativo, administração de medicamentos e vacinas, banhos de leito, verificação de sinais vitais ou outras coisas. O que torna o afazer mais complicado é a grande vastidão de locais onde ele pode praticar isso.
Na UTI Neonatal, na Ala de Tratamento de Câncer, com pacientes vítimas de queimaduras graves, e assim por diante… Tais quais são as diferenças entre os seres humanos, vastas também são as diferenças de atuação às quais o enfermeiro pode se submeter.
Frente a isso, o mercado de trabalho não poderia exigir menos: ele deve sim filtrar os melhores profissionais para colocar na zona de atuação! Pelo bem do profissional e pelo bem daqueles que serão atendidos por ele. Ao se deparar com um currículo dotado de especialização, seu empregador certamente lhe verá com outros olhos.
Por que se especializar?
- Ascensão na carreira: A escalada se torna muito mais fácil quando se tem as ferramentas corretas ao alcance das mãos. Possuir uma bagagem de conhecimentos cheia de elementos facilmente utilizáveis, principalmente em situações de emergência, faz com que o trabalho flua de uma forma muito mais prática;
- Reconhecimento é a melhor remuneração: Sabemos claramente que profissionais capacitados possuem uma remuneração mais avantajada. Assim como, caso já possua um corrente emprego, é possível galgar um aumento salarial ao se especializar numa das áreas de enfermagem, ainda mais se houver uma ala especializada no hospital onde trabalha;
- Lhe tira do comodismo: A vontade de aprender é uma das chaves que motivam as mentes bem-sucedidas dos dias de hoje e é exatamente essa qualidade que é tão desejada no mercado de trabalho – o esforço! Se você possui marcos de esforço em seu currículo, quer seja através de especializações ou participação em cursos, palestras e afins, saiba que o seu provável contratante estará ciente de seu inegável esforço!
Ao agregar esse tipo de conteúdo não somente à sua cabeça, mas também ao seu currículo, você se põe muito à frente dos seus concorrentes. Já dissemos aqui no blog algumas vezes: graduação deixou de ser um diferencial há algumas décadas! Hoje, apenas os melhores dos melhores conseguem um bom espaço no mercado de trabalho!
Seja um desses melhores, aprimore a sua forma de trabalho, o seu posicionamento frente à sua carreira e possibilite ao seu futuro um desdobrar de maior sucesso do que com uma única graduação.
O abrir portas da especialização
Tal qual um cozinheiro, ao se especializar e aprimorar seus conhecimentos numa certa cozinha, você será cada vez mais reconhecido pelos pratos, pela sua técnica e pelos ingredientes que somente você sabe usar. Na Enfermagem isso se mostra na forma de uso de utensílios médicos, aplicação de medidas de urgência ou modos mais humanizados de tratar um indivíduo.
Isso, não somente agrega à empresa na qual você trabalha, nem apenas à sua carreira, mas à forma de funcionamento de seu nicho social no hospital. Lá, através de seus conhecimentos, você será capaz de ajudar a todos aqueles que estão ao seu redor e almejam aprender a utilizar novas técnicas.
É isso que a magia do conhecimento consegue mover nos meios onde é aplicada: a evolução de tudo o que toca!
Te convencemos a investir numa especialização?
Esperamos que sim! E estamos certos de que aquela oportunidade de emprego tão sonhada ainda está esperando por você. Aqui vai mais uma dica: tenha certeza de escolher um curso que combine com suas aptidões e com a área que deseja atuar em seu futuro e é só por as mãos na massa! Esperamos ter te ajudado a sanar algumas dúvidas e se mais alguma houver restado, não deixe de nos questionar nos comentários logo abaixo! Ficaremos no aguardo.
Boa noite, será que realmente vale a pena investir em Gestão + Auditoria em Saúde, sendo um recém formado? Pois, as vezes penso que de inicio de carreira não iria conseguir emprego em uma escala programada de 2 anos após formado. Gosto muito dessa parte focado em liderança *(com ênfase na parte burocrática de uma instituição), mas as vezes penso que iniciar como os demais realizando um pós em Urgência ou Obstetrícia *( creio que 80% iniciam nessas pós) iria conseguir emprego nesse curto período após formado.
OBS: Ainda sou acadêmico. Parabéns pelo site.
Oi Jefferson, tudo bem?
Pertinente a sua dúvida. Inclusive, ela é tão importante, que faremos um post a respeito! Fique de olho e nos acompanhe.