Para a Sociedade de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares representam cerca de 30% do número de óbitos no Brasil. Mas um detalhe importante é que os sintomas costumam diferir entre homens e para mulheres.
O motivo dessa diferença começa com o formato das artérias coronárias que tentem a ficar bloqueadas. É comum nas mulheres esse problema acontecer em artérias de menor calibre, diferente dos homens que o bloqueio costuma acontecer principalmente em artérias maiores ou vasos principais.
É importante lembrar que as mulheres são o maior número de pressão elevada, o que aumenta o risco de infarto chegando a atingir 20% da população mundial feminina.
Reconhecer os sintomas e seguir hábitos mais saudáveis, é o melhor caminho para evitar essa doença ou buscar ajuda rapidamente.
Sintomas que não devem ser ignorados
- Angina, uma sensação de aperto, pressão ou enchimento no meio do peito e geralmente dura mais do que alguns minutos ou é intermitente
- Dor nos braços, pescoço, mandíbula, costas ou estômago
- Falta de ar inexplicável
- Náusea e vômito
- Tontura
- Suor frio
- Dor na parte inferior do tórax ou abdômen superior
- Fadiga extrema
Para contribuir com a busca por um novo estilo de vida mais saudável, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) lançou um e-book com receitas deliciosas para quem quer cuidar da saúde e ainda comer muito bem.
O projeto, que contou com a participação do chef João Alcântara, contempla iguarias como antepasto de cebola e feijão fradinho, bolo de banana com nozes e canela, nhoque de cará ao sugo, pão caseiro com ervas finas, polvo grelhado, quibe vegetariano recheado com cenoura, abobrinha e salmão.
Clique AQUI e aproveite as receitas