A autoestima é o julgamento ou avaliação que fazemos sobre nossa capacidade, por isso, todos os campos da nossa vida e comportamento é afetado por esse sentimento.
Ele pode ser negativo ou não. Mas você está avaliando da maneira correta?
Como citamos, vários campos são afetados por nossa auto avaliação, inclusive a profissional. Por isso, a autoestima abalada reflete na carreira e no desempenho de um profissional.
Quais comportamentos indicam autoestima baixa?
São comportamentos que leva muitas vezes à perda de comunicação, fazendo com que haja diminuição na rede de contato e, consequentemente, perda de oportunidades profissionais.
Os mais comuns são: pessimismo, incapacidade de emitir opiniões, isolamento dos colegas, falta de fé em si mesmo, medo de desafios, sensação de fracasso, tendência à procrastinação e dificuldade de reconhecer os próprios erros.
Autoestima e produtividade no dia a dia de trabalho
Antes de apresentar um bom currículo, é preciso reconhecer suas próprias habilidades. Essa é a melhor maneira de não perde mais nenhuma oportunidade por medo de crescer.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 56% dos brasileiros desempregados desenvolveram o sentimento de baixa autoestima após perderem o emprego. Dificultando a busca por uma nova oportunidade.
Como a baixa autoestima afeta a enfermagem?
Na enfermagem, a rotina intensa é o ambiente ideal para o avanço da baixa autoestima. Pois, a falta de tempo para si mesmo e para a família acaba causando problemas emocionais como: estresse, sensação de incapacidade, ansiedade e depressão. Além de sintomas físicos, por exemplo, dificuldade para se alimentar, insônia e dores de cabeça.
Como desenvolver uma autoestima profissional saudável?
Pratique o autoconhecimento
Quando aparecer um sentimento negativo, identifique os pensamentos e quais gatilhos os desencadeiam.
Tenha paciência com seu processo de evolução
Busque se acolher mais do que criticar, aprender com o erro é essencial para evoluir no aspecto pessoal e profissional.
Valorize suas conquistas
Escreva sobre seus sucessos ao longo da vida, sobre as realizações das quais se orgulha e sobre memórias mais especiais. Quando se sentir incapaz de fazer algo, veja sua lista e lembre-se de como você é uma pessoa capaz e fantástica.
Obrigada!
Ainda não atuou na área, mas acredito que tenhamos que ser perseverante e a cima de tudo ter uma atenção e cuidado com a nossa saúde. Muitas das vezes o enfermeiro cuida do outro e acaba negligenciando a sua própria saúde.
Olá Ana, espero que esteja bem!
A profissão é intensa e exige muito do profissional. É preciso trabalhar com dedicação e amor, mas em primeiro lugar com comprometimento com a sem nunca saúde emocional e física.
Que felicidade saber que acompanha e interage com nosso blog.
Um abraço,
Ana Carolina.
EXCELENTE TEXTO, MOTIVACIONAL
Olá Sandra, tudo bem?
Que felicidade em ler seu comentário. Seguimos juntas e fortes.
Um abraço,
Ana Carolina Ramos
Bom dia sou da área há 13 anos atuo na Uti neonatal, amo demais meu trabalho meu lema é cuidar como se fosse alguém da minha família, mas não é fácil muitas vezes o psicológico toma conta, amei receber esse e mail lindas palavras de motivação.
Olá Erica, espero que esteja bem e cuidando dos seus!
Sua área é uma das mais delicadas, então posso imaginar a intensidade dos seus plantões e como podem ser exaustivos.
Acredito em cada profissional que exerce a enfermagem com amor, e que especial saber que acompanha o blog e que de alguma forma nos conectamos.
Um abraço,
Ana Carolina