Não é novidade que a pandemia do novo coronavírus tem afetado o mercado, mas em 2021 ela deve influenciar, também, nas profissões.
As expectativas para esse ano são positivas principalmente para a enfermagem, profissão que ficou ainda mais em evidência.
A pandemia de Covid-19 despertou o interesse por áreas de saúde pública e pesquisa. Pensando nisso, listamos as áreas que devem demandar mais profissionais neste ano.
Enfermagem assistencial
Em hospitais, clínicas e unidades de saúde, justamente porque o mercado apresenta a maior busca por profissionais assistenciais, devido ao aumento de contaminados com necessidade de assistência hospitalar.
Oncologia
Este curso tem um enfoque humanístico, com espaço para discussão de aspecto bioéticos e de qualidade de vida, bem como da experiência vivida pela criança, família e equipe diante do câncer, tenta com isto ampliar saberes e competências na assistência desenvolvida no âmbito da Oncologia, e, tem como desejo garantir apoio às pessoas que enfrentam a doença oncológica preservando a qualidade de vida.
Cuidados paliativos multidisciplinar
Destina-se a profissionais graduados em Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Odontologia Farmácia, Fonoaudiologia e Educação Física e outros profissionais graduados em cursos da área da saúde, com interesse na área de conhecimento em Cuidados Paliativos, podendo ou não atuar diretamente em equipes de Cuidados Paliativos em ambulatórios, hospitais gerais, unidades hospitalares especializadas em Cuidados Paliativos, programas de atendimento domiciliar, hospedarias ou na área de gestão em saúde.
A Organização Mundial da Saúde define Cuidados Paliativos como “a abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”.
Assim, capacitação teórico-prática dos profissionais que pretendem atuar com esse público nos variados aspectos envolvidos é fundamental para garantir a adequada assistência com qualidade nas variadas demandas que se apresentam.
Saúde Pública
Para todos os profissionais graduados da área da saúde, serviço social/assistência social que atuem ou pretendam atuar em instituições de Saúde Pública e que possam integrar a equipe de Saúde da Família.
O curso busca proporcionar a compreensão da Estratégia Saúde da Família, enquanto modelo estruturante da atenção básica no Brasil para a aplicação dos princípios e diretrizes do SUS e dos conceitos que são a base para a sua estruturação.
Outras áreas de atuação
A base de seu trabalho é prestar assistência médica, geralmente em hospitais, clínicas e unidades de saúde. Mas existem outras áreas onde um enfermeiro pode atuar: atendimento domiciliar, resgate de vítimas de acidentes, pesquisas e gestão de equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem, entre outras.
O que é preciso para atuar nessas áreas?
Para exercer essa profissão é necessário concluir todo a graduação em uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e ter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).